Manejo Sustentável do Milho: benefícios da nutrição adequada do solo
O milho é a maior e uma das mais importantes culturas agrícolas do mundo. É a única a superar 1 bilhão de toneladas colhidas por ano. Desde a safra 17/18, esse número continua crescendo, alcançando 1,22 bilhão de toneladas.* Com a crescente importância do milho em diversas cadeias produtivas como da produção de carne, bioenergia e diversos usos industriais e de consumo humano, é natural que ocorra um aumento anual das áreas plantadas. E para equilibrar o impacto ambiental deste crescimento mantendo as altas expectativas de produtividade, o manejo sustentável surge como a principal alternativa. Neste artigo você vai entender mais sobre a agricultura sustentável, suas práticas e como técnicas de manejo, como a nutrição adequada do solo com fertilizantes biológicos podem te beneficiar.
O que é Agricultura Sustentável?
A agricultura sustentável é um modelo de produção que visa minimizar o seu impacto ao meio ambiente, conservando recursos naturais e sendo economicamente viável. Para ser considerada sustentável, ela deve assegurar que futuras gerações tenham condições de atender às demandas de produção, ao mesmo tempo que mantém a qualidade de vida e o equilíbrio dos recursos naturais do planeta.
Apesar da agricultura sustentável ser um tema atual, no Brasil ela já é realidade desde os anos 70. Além do uso de sementes de alto rendimento, mecanização, manejo integrado de insetos, doenças e plantas daninhas, fertilizantes e inseticidas biológicos que impulsionaram a produtividade de culturas como o milho e a soja, modos de produção como o plantio direto, que hoje é exemplo mundial, foram desenvolvidos neste período e viabilizaram um manejo mais adequado de diversos alvos que prejudicam o desenvolvimento da lavoura.
Dentre as principais inovações sustentáveis desenvolvidas com foco na cultura do milho estão os híbridos com biotecnologia que promoveram e promovem proteção das plantas a pragas e as tornaram tolerantes a herbicidas.
Os produtos biológicos e os bioestimulantes também têm apresentado um crescimento significativo em participação no manejo sustentável da lavoura, sendo excelentes aliados ao manejo químico e potencializando a saúde não apenas da safra, mas do solo, o que viabiliza a maior resiliência do campo em anos de adversidade climática, por exemplo.
O que são produtos biológicos?
Produtos biológicos são insumos agrícolas de origem orgânica, como microrganismos, enzimas, extratos vegetais ou compostos naturais, que são utilizados para melhorar a saúde e proteção das plantas ou do solo, além da produtividade agrícola. Os produtos de origem biológica desempenham diversas funções na agricultura, como:
- Estimular o crescimento das plantas;
- Fornecer nutrientes essenciais;
- Reduzir os impactos de estresses bióticos e abióticos;
- Otimizar o uso de água e nutrientes no solo;
- Controlar pragas e doenças, quando biopesticidas;
- Potencializar a eficácia dos defensivos químicos.
A adoção de produtos biológicos é crescente no país, que hoje é líder mundial na utilização destas soluções**, por meio do uso de biopesticidas, bioestimulantes e fertilizantes biológicos.
Conheça a Rainbow Bio
Reconhecida como uma das líderes globais no setor de agroquímicos, a Rainbow apresenta seu novo segmento de negócios: Rainbow Bio. Com foco em tecnologia avançada e práticas sustentáveis, a Rainbow Bio chega para fortalecer os agricultores em todo o mundo, promovendo um futuro agrícola mais resiliente, produtivo e cada vez mais comprometido com a sustentabilidade.
Ao lado de importantes parceiros, como instituições de pesquisa e universidades de renome, nosso time de Pesquisa e Desenvolvimento trabalha de forma colaborativa para trazer tecnologias inovadoras e produtos escaláveis que atendam às demandas do mercado agrícola com excelência e diferenciação.
A Rainbow Bio chegou ao Brasil em 2024, lançando quatro fertilizantes no portfólio de bioestimulantes, com expectativa de novos anúncios em biossoluções no ano de 2025.
A importância da Nutrição para a produtividade
A nutrição é fundamental para garantir a alta produtividade das culturas agrícolas, especialmente do milho, que é altamente dependente do nitrogênio. Um solo equilibrado e plantas saudáveis fornecem os nutrientes necessários para o crescimento saudável da lavoura, aumentando a resistência a pragas, doenças e condições climáticas adversas.
Entre os macronutrientes (nutrientes que a planta necessita em quantidades elevadas), o milho necessita de: nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, enxofre e magnésio, que são fundamentais para o desenvolvimento vegetativo, a formação de raízes e a produção de grãos.
Além disso, micronutrientes (nutrientes que a planta necessita em quantidades menores) como zinco, boro, ferro e manganês desempenham papeis cruciais em processos metabólicos, como a fotossíntese e a síntese de proteínas. Um manejo sustentável e adequado que equilibre esses nutrientes é indispensável para atingir o máximo potencial produtivo da cultura.
Bioestimulantes para cultura do milho
Confira em detalhe os três lançamentos da Rainbow Bio para nutrição da lavoura, indicados para a cultura do milho.
Besroute
Besroute é um fertilizante orgânico rico em peptídeos de baixo peso molecular, é diretamente absorvido pelas plantas, ativando enzimas que melhoram a biossíntese, o metabolismo e o desenvolvimento de resistência a situações de estresse abiótico como: geadas, inundações, secas e salinidade.
- Estimula o metabolismo do nitrogênio
- Regula hormônios de crescimento
- Melhora a fotossíntese
- Promove a qualidade e o rendimento dos cultivos
Composição: Nitrogênio Solúvel em Água + Carbono Orgânico
Besular
Besular é um fertilizante organomineral para aplicação foliar e no solo que melhora a floração e o pegamento dos frutos por meio de proteínas naturais e de Boro (B) e Zinco (Zn) quelados que:
- Aumenta a viabilidade e germinação do pólen
- Acelera o crescimento do tubo polínico.
- Estimula cultivos mais vigorosos, com maior rendimento e qualidade
- Fornece energia rápida para a ativação vegetativa
- Reduz efeitos colaterais de defensivos agrícolas
- Auxilia na recuperação de eventos climáticos adversos
- Promove a fotossíntese e regula fatores hormonais
Composição: Boro (B) Solúvel em Água + Zinco (Zn) Solúvel em Água + Carbono Orgânico
Searoot
Searoot é um fertilizante orgânico para aplicação foliar e no solo com alta concentração de carbono e potássio formulado a partir de extrato líquido de algas marinhas para maximizar o potencial de crescimento das plantas.
- Melhora o desempenho genético sob condições de estresse
- Aumenta a eficiência na absorção e uso de fertilizantes
- Favorece a formação de paredes celulares, a regeneração de tecidos, o balanço hídrico e a resistência à seca
- Estimula o desenvolvimento de raízes, brotos, a expansão da área foliar e o rendimento dos frutos
- Promove a saúde e vitalidade das plantas.
- Potencializa a defesa antioxidante e regula a osmorregulação
- Modula a sinalização hormonal e ativa genes relacionados à defesa e ao crescimento
Composição: Óxido de Potássio (K2O) solúvel em Água + Carbono Orgânico
Confira o momento adequado de aplicação na fenologia abaixo:
Bioestimulantes é com a Rainbow Bio!
Neste post você viu um pouco mais sobre a representatividade da cultura do milho, a importância da Agricultura Sustentável, o que são produtos biológicos, a importância dos bioestimulantes e soluções biológicas para um desenvolvimento superior do milho, e conheceu a nova divisão de produtos biológicos da Rainbow, a Rainbow Bio, com as soluções: Besroute, Besular, Searent e Searoot.
Para saber mais sobre o portfólio da Rainbow Bio para apoiar você em uma safra mais produtiva e sustentável, fale com o canal parceiro Rainbow ou o RTV da sua região e conheça estas inovações.
Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude outros produtores a se planejarem para a próxima safra!
Instagram: @rainbowagrobrasil
Facebook: @rainbowagrobrasil
Linkedin: Rainbow Agro Brasil
YouTube: Rainbow Agro Brasil
*Abimilho: abimilho.com.br
**Portal Gov.br